sexta-feira, 18 de junho de 2010




Esta é a Savana



Animais





População

Meus últimos dias...

Olá!!! Terminando meu Safári pela Savana Africana, irei relatar características de Zambia (com reservas naturais, Savanas e cidades grandes). Apesar de ter ido a apenas aluguns lugares da Savana na Zambia retirei também informações dos povos de toda a República da Zambia!!!



A Zâmbia, oficialmente conhecida como República da Zâmbia, é um país sem costa marítima da África austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Malawi, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. Sua capital é Lusaka, localizada no sudeste do país.

Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas cataratas de Vitória (Victoria Falls), no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, na divisa com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberta por savanas.
Parques nacionais abrigam grande variedade de animais, sobretudo próximo aos rios Luangwa e Kafue. Um grande planalto predomina na porção leste e atinge o ponto mais alto no altiplano no Monte Nyika (2.606 m). A população, dividida em cerca de 70 etnias, concentra-se nas regiões de extração de cobre, ao norte da capital, Lusaka. A Zâmbia está entre os maiores produtores mundiais desse minério, responsável por 50% das exportações do país, em 1998. Possui ainda reservas de cobalto, zinco e chumbo. A agricultura, que ocupa 73,7% da força de trabalho, também é economicamente importante.

CLIMA
O clima da Zâmbia é tropical e amenizado pela altitude. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, a maior parte do país é classificada como úmido tropical ou subtropical úmido e seco, com pequenos tempos de clima semiárido e estepes do sudoeste ao longo da Vale do Zambeze.
Há duas estações principais: a estação chuvosa (de novembro a abril) para o verão, e a estação seca (de maio a outubro), correspondente ao inverno. A estação seca está subdividida em duas: a estação fria e seca (maio/junho a agosto) e a estação quente e seca (setembro a outubro/novembro). A influência da altura suavizada dá ao país um clima subtropical agradável, em vez de condições tropicais durante a estação fria, de maio a agosto. No entanto, as temperaturas médias mensais permanecem acima dos 20 °C na maior parte do país durante oito ou mais meses.

DEMOGRAFIA


O clima da Zâmbia é tropical e amenizado pela altitude. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, a maior parte do país é classificada como úmido tropical ou subtropical úmido e seco, com pequenos tempos de clima semiárido e estepes do sudoeste ao longo da Vale do Zambeze.
Há duas estações principais: a estação chuvosa (de novembro a abril) para o verão, e a estação seca (de maio a outubro), correspondente ao inverno. A estação seca está subdividida em duas: a estação fria e seca (maio/junho a agosto) e a estação quente e seca (setembro a outubro/novembro). A influência da altura suavizada dá ao país um clima subtropical agradável, em vez de condições tropicais durante a estação fria, de maio a agosto. No entanto, as temperaturas médias mensais permanecem acima dos 20 °C na maior parte do país durante oito ou mais meses.

POLÍTICA
A política zambiana ocorre em uma estrutura de sistema presidencial democrático representativo, por meio de que o presidente da Zâmbia é chefe de Estado e chefe do governo em um sistema multipartidário. O governo exercita o poder executivo, enquanto o poder legislativo é investido no governo e no parlamento.

ECONOMIA
A economia da Zâmbia depende largamente do cobre, minério de qué é um dos maiores produtores do mundo, e que representa 90% do valor das exportações. Este país pertence ao chamado "cinturão do cobre", uma extensão dos depósitos de Shaba (RDC).
A agricultura é de subsistência (batata, amendoim, milho, mandioca e milheto), mas também apresenta culturas caráter comercial (algodão, café, cana-de-açúcar, tabaco). Em lagos e rios é praticada a pesca, principalmente de subsistência.
Dentro do setor industrial, contam-se o tratamento de minerais (refinação de cobre, em especial), produção de cimento e indústrias conexas da agricultura (óleos vegetais, tratamento do algodão, açúcar e e outros produtos). O petróleo é importado, principalmente através do porto de Dar es Salaam (Tanzânia).
O turismo internacional, buscando áreas naturais do país (cataratas, safári) é uma importante fonte de renda.

ARTE E CULTURA
Os documentos mais antigos que provam uma atividade humana em toda a antiga região rodesiana são as pinturas rupestres dos bosquimanos.
Encontrará manifestações artísticas em todos os centros culturais das cidades e aldeias, e inclusive nos mercados.

LOCAIS TURÍSTICOS
Começaremos o percurso pela capital do país, Lusaka, para explorar depois a zona sul, onde estão as Cascatas Vitória. Daqui viajaremos pela zona Oeste, para dirigirmos seguidamente à Região Oriental. Finalizaremos nossa viagem pelo Norte do País.

LUSAKA

É a capital de Zâmbia, uma cidade moderna com bulevares alinhados cheios de árvores floridas. A rua principal é a chamada Cairo e nela encontramos muitos lugares de interesse para os viajantes (línhas aéreas, embaixadas, escritórios de correios, etc.), embora algum destes lugares exigem longos deslocamentos.
É interessante a visita ao Museu Nacional, na Avenida da Independência, o Jardím Botânico e o Zoológico Mundawanga, onde é possível admirar uma grande diversidade de animais e plantas. Se quer ver artesanato deve dirigir-se ao Estudio de Cerâmica Bente Lorens. Para ver animais é perfeito o Parque de Réptis Kalimba, que possui numerosas cobras, além de crocodrilos e algumas tartarugas.
Os mercados da cidade estão sempre abertos e vale a pena visitá-los. Os principais estão situados perto do distrito da estação. O mais importante é o Mercado de Soweto.
Arredores de Lusaka
Podem-se fazer excursões de um dia a lugares que encontram-se às aforas da cidade, como é o caso da Reserva Lilayi, uma granja de 20.000 hectáres, onde pode-se ver antílopes e numerosas espécies de aves. Outro lugar para visitar é o Santuário de Aves de Lazy, que se presta a ser percorrido a pé ou a cavalo. E por último, nas beira do rio Kafue, em Kafue Marina, é possível alugar uma canoa para explorar suas águas ou fazer piqnique em suas pradarias.

O SUL DA ZÂMBIA

LAGO KARIBA
Parte deste lago pertence a Zâmbia e a outra parte a Zimbabue. Nas beiras do lago encontra-se a pequena localidade de Sinazongwe, um importante centro da indústria pesqueira.
Chipepo é um pequeno povoado pesqueiro, que também merece ser visitado. Com uma embarcação pode-se chegar à Ilha Chikanka. Para os que procuram tranquilidade nada melhor que a apacível Siavonga.
Não muito longe está Choma, onde há que visitar seu museu com a história da cultura Tonga. Uma vez ali é possível visitar á Área de Conservação do Río Kanga. Antes de chegar ao Parque Nacional de Lonchivar pode-se fazer um alto no caminho e visitar Monce.

LIVINGSTONE
Encontra-se ao sul da capital do país e é a cidade mais próxima às Cascatas Vitória, a 7 quilômetros. É uma população pequena e agradável, pois a maioria dos visitantes passam ao lado de Zimbabue; tem dois bancos e casas de câmbio e também serviço de táxi e ônibus às Ccascatas.
Interessa ver na cidade o Museu Livingstone, com importantes mostras arqueológicas e uma colecção de objetos do explorador.
Na entrada sul da cidade localiza-se o Museu do Ferrocarril, com antigas locomotivas e interessantes aparelhos que fazem referência ao trem. Entre a cidade e as cascatas levanta-se a Vila Cultural Maramba onde pode-se desfrutar de auténticas danças e espectáculos africanos.
Desde Livingstone pode-se chegar aos povoados de Kazungula e Mwande.

CASCATAS VITÓRIA


As Cascatas Victória são obviamente a principal atração do país. São águas do rio Zambeze, de uma largura de 1.700 metros, caindo desde uma altitude de 107 metros. A força da queda (545 milhões de litros por minuto na época de chuvas) leva água em pó a mais de 500 metros de altitude. Por isso convém levar roupa impermeável.
Perto do Hotel Intercontinental pode-se adquirir interessante artesanato a preços bastante mais reduzidos que no lado do Zimbabue. Alguns hotéis organizam excursões para ver a zona e animais como rinocerontes.
PARQUE NACIONAL ZAMBEZE
Encontra-se situado nas beiras do rio Zambeze. É um lugar ideal para desfrutar da natureza.

O OESTE DE ZÂMBIA

CASCATAS NGONYE
Encontram-se situadas perto da localidade de Sioma, sobre o rio Zambeze. Embora não são muito altas o volume da água que cai é surpreendente. Querendo apreciar sua total beleza podem-se ver desde o outro lado do rio.
Deixamos as cascatas e ascendemos para Mongu, a capital da província do oeste, mas antes pode-se fazer um alto em Senaga, em Limulunga (onde habitam os Lozi), e em Lealui. Vale a pena visitar estas povoações para conhecer sua população e paisagens.
PARQUE NACIONAL KAFUE
É o maior do país e possui uma formosa vegetação além de mamíferos como o leão, leopardo, olifante e búfalo. Podem-se ver inclusive hipopotamos, crocodrilos, antílopes e impalas, sem esquecermos da grande quantidade de aves que aloja.

O LESTE DE ZÂMBIA

PARQUE NACIONAL DO BAIXO ZAMBEZE
Se extende através de umas 4.000 hectares na beira do rio Zambeze na altitude de Luanga. A principal porta de entrada é Chongwe. Podem-se ver olifantes, impalas, zebras e búfalos entre outros animais. Conta com perto de 400 espécies de aves diferentes.

PARQUE NACIONAL LUANGWA

É um dos melhores parques do país para contemplar animais. Há búfalos, zebras e girafas. A vegetação também é abundante e variada. Chipata, uma pequena cidade fronteiriça com Zimbabue, é a principal entrada ao parque. É uma animada cidade onde poderá encontrar de tudo.

O NORTE DE ZÂMBIA

MBALA

Está junto ao Lago Tanganica e é uma pequena cidade onde encontrará algumas lojas e comércios. É interessante visitar o Museu Moto Moto. Trata-se de uma colecção pessoal reunida pelo padre Corbell durante seus 40 anos de estadia em Zâmbia e que describe amplamente a tribo bemba.
Muito perto de Mbala localiza-se o Lago Chila.

CASCATAS KALAMBO
Apenas a 40 quilômetros de Mbala estão as Cascatas Kalambo, as segundas mais altas da África, e as terceiras do mundo, com queda de 212 metros (jogam suas águas no Lago Tanganika). É difícil chegar a menos que seja em veículo todo terreno, o que não impede ter a possibilidade de fazer um trekking de aproximadamente três dias.

PARQUE NACIONAL SUMBU
Na beira do lago encontra-se o Parque Nacional Sumbu, a cobrer uma área de umas 2.000 hectáres, com praias de areia fina, baias naturais, rochedos, grotas e profundos vales. Podem-se ver búfalos, zebras, olifantes, leões e leopardos entre outros animais. As águas acolhem a hipopotamos, flamingos e todos aqueles animais que precisarem refrescar-se. Pode-se chegar no parque desde Mansa ou Kasama.
OUTRAS POVOAÇOES DO PAÍS
Outras pequenas cidades de Zâmbia são Mpulungu, aonde chega-se por trasbordador atravessando o Lago Tanganica e Nakonde entre Tanzânia e Zâmbia.
Kapiri Mposhi é uma encantadora cidade, igual que Kitwe e destaca por ser uma população bastante confortável e o centro comercial e industrial do Copperbelt. É também uma cidade turística, onde poderá fazer compras. Muito perto estão o Lago e as Cascatas Makwera.
Ndola é a capital da área industrial de Copperbelt. Aqui encontrará numerosas fábricas de manufaturas. Sem dúvida a mais pitoresca das cidades da zona é Chingola, cheia de flores e vegetação. A poucos quilômetros encontra-se o Santuário de Animais e Chimpanzés, um lugar de reabilitação para estes animais.

GASTRONOMIA
Não pode-se falar de uma cuzinha típicamente de Zâmbia, pois a gastronomia do país está fortemente influênciada pela cuzinha inglesa. Destacam os pratos de peixe como o besugo, perca e nkupi, um delicioso salmão de lago, ou as carnes de antílope, frango ou porco. A especialidade mais típica é o shima, a base de milho com carnes de frango e porco.
Bebidas
Nos restaurantes de luxo e nos hotéis de prestígio encontrará uma boa variedade de bebidas europeias. O aconselhável é beber água engarrafada e evitar aquelas bebidas locais que não reúnam as condições sanitárias necessárias.

COMPRAS
Entre as compras que podem-se realizar na Zâmbia encontram-se as máscaras e estatuinhas de madeira utilizadas nos ritos cerimoniais; também são bastante apreciados os objetos de pele e cuoro, assim como as jóias elaboradas com pedras semi-preciosas. O artesanato local compreende também instrumentos de música e armas tribais, objetos de cestaria e madeira lavrada. Não se esqueça de adquirir tambores, cestas e peças de cobre.
Existem numerosos mercados nos principais lugares turísticos.

POPULAÇÃO E COSTUMES

A população de Zâmbia ronda os 9 milhões de habitantes e compoe-se de variadas etnias. A maioria pertenece à etnia bantú, e também está composta das minorias joisánidas, asiáticas e brancos. A capital é Lusaka onde vivem em volta de 1 milhão de habitantes.
Embora o inglês é o idioma oficial, falam-se mais de 35 dialetos como o bamba, nyanja e tonga. Gozam de uma admiração especial os barotse, cujo rei, com a mundaça de estação, traslada-se em uma processão de canoas de grande atrativo turístico. A tribo balla leva um curioso penteado em ponta conseguido com pasta de estrume de antílope. São muito espetaculares os ritos fúnebres e os exercicios de iniciação dos pretos.
ENTRETENIMENTO E FESTIVIDADES

ENTRETENIMENTO
Nas cidades mais importantes existem alguns locais noturnos de influência inglesa. Porém, os principais entretenimentos são os esportes de aventura e a visita aos Parques Nacionais. Em Livingstone é possível contratar um guia para ver o Parque Nacional Mosi-Oa-Touya onde habitam rinocerontes brancos.
Outra possibilidade é alugar embarcações para descer pelo rio Zambeze, vendo os hipopotamos e olifantes. Pode-se praticar o rafting, vôos por cima das cascatas e outros esportes como o trekking e puenting. A entrada aos parques nacionais é considerável em relação a outros países.
Parque Nacional de Kafue
Tem uma extensão de 22.400 quilômetros quadrados, é um dos maiores da África. Os meandros do rio oferecem aos amantes da pesca uma boa possibilidade de pôr em prática suas habilidades. São prolíficos os pequenos antílopes, variedades de pássaros e zonas úmidas. O principal acesso é via Mumbwa desde Lusaka, ou através do sul do Parque via Namwala vindo de Livingstone (só na estação seca).
Parque Nacional Luangwa
Com 9.050 quilômetros quadrados de extensão é dos mais selvagems e cheios de vida animal. A atração principal é fazer safaris por todo o parque.

FESTIVIDADES
São dias festivos oficiais o 1 e 4 de Janeiro; o 12 de março, Dia da Juventude; o 1 e 25 de maio, Dia da Libertade; 1 e 2 de julho Festa dos Heróis e da Unidade; 5 de agosto, Dia dos Camponeses; 24 de outubro, Dia da Independência; 24 e 25 de dezembro, Natale.

TRANSPORTES
Avião
O aeroporto de Lusaka encontra-se a 26 quilômetros do centro da cidade. Desde este aeroporto internacional há vôos que ligam os principais pontos de população de forma regular. Nestes momentos os vôos são cobertos por Aero Zâmbia e Zâmbia Express
Trem
Há uma linha de ferro que une a capital com Ndola e Kitwe. Outra linha procede de Tanzânia cruzando de nordeste a sudoeste via Nakoude.
Carro
Existem dois eixos principais, de sul a norte Livingstone-Kitwe e Lusaka-Chipata. A maioria das estradas não estão asfaltadas.
Transporte Público
Existe um serviço de ônibus a comunicar as principais povoações, assim como táxis coletivos. Lembre combinar o preço antes de iniciar o trajeto.

Um Sáfari na Savana Africana




Bem, nos quatro primeiros dias resolvi apenas dar um longo passeio pela Savana e matar minha "curiosidade" sobre os animais que são "adoráveis" (de longe é lógico!!! rsrsrsrs!!!). Aqui vai uma breve descrição do ambiente e das coisas que mais me chamaram a atenção: As savanas africanas são um dos lugares mais fascinantes e surpreendentes que já vi. Seria difícil reunir aqui todos os animais presentes neste grande bioma, no entanto, selecionei alguns que podem ser conhecidos durante as expedições pela savana, os safáris. Apesar de sua beleza, algumas áreas de savana originalmente ricas em fauna, foram reduzidas a verdadeiros “desertos” pela caça predatória e o tráfico ilegal (biopirataria). Os safáris atualmente ocorrem em reservas ambientais e contam com apoio de grandes grupos empresariais "preocupados" com a preservação desta natureza. Em contrapartida o setor turístico cresce e a natureza agradece. Aqui falarei um pouco da diversidade animal das savanas. Para cada espécie existe uma breve descrição e algumas curiosidades a respeito!

Vamos lá aos animais:

Zebras

São animais típicos das savanas africanas. Apesar de serem muito semelhantes, existem várias espécies, todas pertencentes ao gênero Equus sp.

(Vejam se não são realmente lindas!)

Guepardo (Acinonyx jubatus)

O animal terrestre mais veloz do mundo sendo capaz de atingir aproximadamente 120 km/h. Um caçador profissonal, poucos animais conseguem sair ilesos de uma perseguição.

O mais veloz e agil...

Avestruz (Struthio camelus)

A maior ave do planeta e a mais veloz. Podem chegar a pesar cerca de 90-100 kg, não voam mas são extremamente velozes na corrida. Não correm risco de extinção.


Elefantes (Loxodonta sp.)

Na África existem somente duas espécies. São animais extremamente sociáveis e normalmente vivem em bandos dominados por fêmeas dominantes (sociedades matriarcais). Devido à caça e contrabando de marfim, ambas espécies encontram-se ameaçadas de extinção.


Leões (Panthera leo)

Nas savanas ocupam o topo da cadeia alimentar. São uns dos quatro grandes felinos do mundo. Machos são caracterizados pela juba grandes e proeminentes que não está presente nas fêmeas. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, os machos não são caçadores e raramente se aventuram em capturar presas. Esta atividade fica a cargo das fêmeas que formam grupos de caça.


Hipopótamo

Ficam a maior parte do tempo submersos, vivem em lagos e também são chamados de animais “anfíbios”. Anteriormente estavam distribuidos por quase toda Africa, mas atualmente são na africa sub-saariana. Estão ameaçados de extinção.


Búfalo Africano (Syncerus caffe)

Vivem em rebanhos de centenas até milhares de indivíduos. Podem pesar cerca de 500 a 900 kg. Apresentam poucos predadores naturais e são capazes de se protegerem de ataques de leões.


Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) e Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Ambas espécies estão atualmente ameçadas de extinção, sendo que o rinoceronte negro encontra-se em perigo crítico. O rinoceronte faz parte da lista dos “Big Five” (veja o que é isto ao final do post) e sua caça é uma das favoritasexatamente pela dificuldade em matá-lo. Não tem predadores naturais quando adulto.


Gazelas (Gazella. sp)

Comprrende um grupo de espécies de antílopes que vivem em manadas.Existem várias espécies na Africa, mas todas pertencem ao gênero Gazella.


Facocero (Phacochoerus africanus)

Um porco selvagem africano, caracterizado pelo seu focinho proeminente e dentes caninos grandes.


Cachorro Selvagem Africano ou Mabeco (Lycaon pictus)

Um canídeo encontrado exclusivamente na África. Caçam em matilhas e geralmente são infalíveis na captura de suas presas, isto porque se mantém em perseguição por um longo tempo até que finalmente sua presa seja vencida pelo cançasso.


Girafas (Giraffa camelopardalis)


Hienas

Apesar da aparência com os cães, na verdade tratam-se de felinos. Isto mesmo, evolutivamente são mais próximos de gatos do que dos nossos melhores amigos. Algumas vezes se comportam como animais oportunistas, pois se aproveitam das carcaças de presas deixadas por outros animais, mas também são grande caçadoras. Conseguem abater presas em grupos.

Savanas Africanas




As Savanas Africanas são grandes extensões de terra na África com vegetação de savana temperada herbácea de forma contínua raramente interrompida por capões de arbustos e árvores menores. As savanas tem um clima particular devido às secas prolongadas, que podem ter uma duração de até dez meses, com elevadas temperaturas e umidade do ar desértica. Quando chega a estação das chuvas, devido às suas características, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado, chegando as gramíneas até a altura de trinta centímetros, as árvores até quatro metros e os arbustos até um metro e meio. Ao cessar das chuvas, a vegetação rasteira seca com a mesma rapidez de seu crescimento, fornecendo palha de fácil combustão, desta forma favorecendo a ocorrência de incêndios espontâneos ou por ação humana, as queimadas. Uma das mais famosas savanas da África é o bioma do Serengueti com árvores baixas, mas em grande número, bastante espinhosas e de folhas reduzidas em tamanho, há a predominância do cacto, da acácia, da palmeira e árvores de grande porte como o baobá, maruleira que aparecem em alguns ecossistemas da savana africana. A savana africana aparece na região fronteiriça entre a floresta mais densa e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano desde leste a oeste, do Sudão aos Grandes Lagos. A fauna da savana africana é composta por mamíferos herbívoros de grande porte (como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante), mamíferos herbívoros (como a zebra, o impala, o gnu e antílopes), mamíferos felinos predadores (como o leão, o leopardo e o guepardo), mamíferos canídeos (como o mabeco e chacal, aves (como o falcão, a águia, o abutre e o avestruz).